terça-feira, 19 de agosto de 2014


LUIZA SOTILLI GASPARIN

Luiza Sotilli Gasparin nasceu no dia 12/07/1926 em Santo Antônio – Fagundes Varela. Filha de Jorge Sotili e Jovana Demarchi Sotili. Teve nove irmãos: Pedro Sotili, Pierina Sotili, Guerino Sotili, Dozalina Sotili, Irene Sotili, Reinaldo Sotili, Vilson Sotili, Fiorelo Sotili e Avelino Sotili.
Morou com seus pais até os 24 anos e em 1950, casou-se com Arduino Gasparin e mudou-se para São Valentim – Veranópolis onde ainda permanece morando. Contou-me que morava em uma casa feita de taquara e barro e era de chão batido. O almoço e o jantar era quase sempre polenta, queijo e salame. Para comer a famosa polenta, eles tinham que esmagar o milho com um martelo e como não tinham fogão, penduravam a panela com uma corrente no teto da casa e acendiam fogo embaixo dela para cozinhar.
Ela lembra também, que os ovos, eram cozidos nas cinzas do fogo. Luiza trabalhou muito na infância. Tirava areia dos barrancos e ia até o rio para lavar. Cuidou dos irmãos mais novos, pois ela era uma das mais velhas. Trabalhou muito na roça, plantava e colhia trigo, plantava feijão, tirava uva, etc. Dos nove irmãos, apenas cinco estão ainda vivos.

A “NONA” está com 88 anos agora, e ela diz que ainda está viva, pois todos os dias toma à famosa “gaipira” (caipira), o copo de vinho e o chimarrão. 


Um comentário:

  1. "A GAIPIRA É QUE ME MANTÉM VIVA, ELISSANDRA! COMPREENDÉO?" SOAHASUOASUOHSAOUHSAUOHS tua "nona" é demais! :)

    ResponderExcluir