domingo, 7 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO E TRABALHO: RINEO ANTÔNIO CASSOL E TEREZINHA ALBAN CASSOL


    A educação de antigamente era totalmente diferente comparada com a de hoje, tanto pelo respeito dos alunos, quanto ao jeito de ensinar do professor.
Naquela época tudo era difícil, meu avô tinha que caminhar 3 km para chegar até a escola com seu chinelo tamanco como era chamado o calçado deles. Levantava antes da hora para ajudar seu pai a tirar leite e para conseguir comprar os seus cadernos ele caminhava até a escola trançando os chapéus e sentia-se mal, porque ele tinha colegas com mais condições que não precisavam fazer isso. Estudou até a 3ª série, hoje 4º ano.
   Com minha avó não foi diferente,também acordava cedo para carpir as plantações de milho até a hora do café e depois ia caminhando até sua escola. Lá ela ajudava a limpar o jardim e asim ganhava os cadernos e livros para conseguir estudar, sofreu muito com o que os colegas falavam para ela.
  Tanto na escola do meu avô quanto a da minha avó, os castigos eram puxados, quem incomodava era mandado atrás do quadro e obrigavam a ajoelhar em cima de grãos de milho, algumas vezes a professora batia com a régua nos dedos de quem incomodava, coisa que hoje não acontece mais .
   No trabalho, para os dois, foi sempre a mesma coisa, trabalharam e ainda trabalham na colônia, cuidando de animais e tiravam seu sustento com o leite que era vendido e é até hoje.
   Nesses últimos tempos meus tios estavam pensando em tirar meu avós da colônia, porque agora começam a aparecer as doenças e é longe para se consultarem, mas meus avós nunca irão sair de lá, pois já se passaram 45 anos que vivem ali e não vai ser agora que vão sair deste belo lugar onde marca a vida deste casal até hoje, pois é lá que a família se reúne e a festa vai até amanhecer.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário